Esse blog traz até você tudo sobre a atividade industrial atual, além de suas características, vídeos, reportagens e exercícios de vestibular para você treinar seu conhecimento.
Blog criado pelos alunos do Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração como avaliação de Geografia

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Exercícios

Trazemos até vocês quatro exercícios de vestibulares de todo o país envolvendo questões sobre a industrialização brasileira.

Boa Sorte!



(UECE) No que se refere à industrialização brasileira, assinale o INCORRETO.

a)Após a Segunda Guerra Mundial, a queda na capacidade de importação, em virtude da dificuldade cambial e das crises no comércio internacional, leva a industrialização brasileira a inaugurar o processo de substituição de importações.
b) Além da crise econômica mundial, um dos fatores que conrribuíram para o impulso da atividade industrial foi a subordinação ao capital açucareiro paulista que, no início do século XX, dominava a pauta de exportações.
c)A crescente diferenciação intra-regional, sobretudo entre o nordeste e as demais regiões brasileirasm ensejou um processo de industrialização de base autônoma proposto pelo GTDN/SUDENE.
d)O capital industrial, originado ainda no século XIX, foi uma consequencia da acumulação do capital no setor cafeeiro.


(UEL) A partir dos anos de 1930, o Brasil intensificou seu processo de industrialização e, assim, a indústria superou a agropecuária em termos de participação no PIB. Até os anis de 1980, o Estado atuou de forma decisiva nesse processo.
Com base nos conhecimentos sobre a participação do Estado no processo de industrialização brasileira entre 1930 e 1980, é correto afirmar que o Estado brasileiro:

a)Investiu na chamada indústria de base, construiu infraestrutura nos setores de energia, transporte e comunicação e foi responsável pela criação da legislação trabalhista.
b)Priorizou o transporte ferroviário, estatizou as empresas de bens de consumo, adotou legislação trabalhista nais rígida em relação àquela que vigorou Vargas.
c)Estatizou a indústria de bens de consumo duráveis, privatizou as empresas estatais de geração e distribuição de energia elétrica, petróleo e gás natural e revogou a legislação trabalhista do período Vargas.
d)Incentivou, por meio de privatizações, investimentos no setor de infraestrutura de transportes, tais como estradaa e hidrovias, e abriu o mercado interno à importação reduzindo barreiras alfandegárias.
e)Abriu, por meio de parcerias, o mercado interno ao investimento especulativo estrangeiro nas áreas de securidade social, telcomunicações e finanças, facilitando a remessa de recursos financeiros para o exterior.


(FUVEST) Com o auxílio do gráfico e considerando seus conhecimentos, é possível afirmar que, no período representado,

a)a região sul mostra sensível decréscimo das taxas de produção insdustrial, fato que provoca êxodo da população em busca de emprego nas atividades rurais.
b)a região sul apresenta taxas altas e baixas de crescimento, devido ao esgotamento do modelo baseado em indústrias alimentíciasm
c)os estados selecionados do    Nordeste revelam tendência à estagnação da produção industrial e à retraçãp das atividades agrárias.
d) os dados apontam para o fenômeno da desconcentração industrial no Sudeste, em razão da liderança assumida pelo agronegócio nessa região.
e)a região Sudeste ainda apresenta concentração industrial expressiva, apesar da diminuição das taxas de crescimento de parte de seus stados.


(FATEC) Sobre as caracteríaticas fundamentais da industrialização brasileira até a década de 1970, é válido afirmar que:

a) esteve historicamente subordinada ao capital comercial multinacional e aos interesses dos grandes latifundiários nacionais.
b) se distinguia pela autonomia nacional nos setores de bens de produção, bens intermediários e bens de consumo não-duráveis.
c) se localizava territorialmente na região Sul e no Sudeste, devido basicamente às políticas de descentralização industrial realizadas desde o Estado Novo.
d) esteve marcada pela dependência tecnológica e financeira e pela concentração territorial, ambas responsáveis pela reprodução do subdesenvolvimento do país.
e) desenvolveu as tecnologias da 2 e 3 revoluções industriais, com base nas pesquisas privadas e públicas das universidades e laboratórios do país.


Envie sua resposta pelos comentários para sabermos como você foi.

Gabarito:tiagojr@sagradocoracao.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário